Seu Site – Conteúdo

O que vou por no conteúdo do meu site?

Ultimamente muitas clientes tem tido dificuldade de definir o conteúdo fixo do site, isso é normal e vou dar aqui algumas dicas para facilitar este processo (que para algumas pessoas pode parecer estressante), mas é fundamental para se fazer um site “funcional”.

É bom entender que o site não é só um lugar de referência onde vai por algumas fotos, o site é muito mais do que isso. Ele tem a função de mostrar para os visitantes que tipo de trabalho você faz? Por que você faz? O que te inspira fazer?

Mas pra que as pessoas que visitam seu site precisam saber dessas coisas? Pense bem!  Quantas pessoas trabalham na mesma coisa que você e também tem um site? O que faz do seu trabalho diferente? Por que eu devo fazer com você e não com outra pessoa? Consegue entender o objetivo do conteúdo agora?

 

O site consiste de algumas páginas fixas, vamos entender as funções de algumas:

  • Página Inicial – É a página principal, ela precisa ser bem objetiva e se tiver o slide é importante que tenha as melhores fotos do seu trabalho. As fotos precisam falar o porque o seu trabalho é diferente dos outros, ou seja, precisa ficar bem claro pelas fotos qual seu estilo de trabalho. Essa será a primeira impressão que o visitante terá do seu trabalho.
  • Sobre mim – Essa página é muito importante também, se a pessoa foi lá é porque ela gostou do seu trabalho (do slide)  e quer saber quem é a profissional por trás. Não precisa por um texto enorme (ninguém tem tempo para ler), escreva o porque faz o trabalho e qual o seu objetivo.
  • Blog – Cada pessoa precisa definir se vai ter um blog no site. Hoje o blog não precisa ter data, mas é bom ter um conteúdo informativo e diferenciado, é uma ótima ferramenta para atrair público diversificado.
  • Portfólio – Não necessariamente você deve colocar todos os seus trabalhos, pode colocar os mais diferenciados e os que mais destacam seu estilo.
  • Informações – Muitos sites precisam de um espaço para explicar dúvidas frequentes que será muito mais prático colocar num lugar fixo do que explicar para cada pessoa individualmente. Essa página precisa ser bem elaborada para que o conteúdo não fique confuso as informações precisam ser expressas de forma clara e objetiva.
  • Contato – Se seu visitante chegou a está página é porque ele realmente se interessou no seu trabalho e pensa em pedir um orçamento. Faça um pequeno texto de agradecimento com suas informações de contato, é bom ter um um formulário de contato, isso vai facilitar o seu trabalho na hora de responder.

Resumindo quando for fazer o seu site é importante pensar num conteúdo, porque sem o conteúdo o site fica sem corpo e será mais uma página na web que as pessoas ficam menos de um minuto. É fundamental pensar no seu público alvo e na faixa etária das pessoas, sabe que quanto “mais experiente” a pessoa é mais ela vai querer saber sobre o profissional que vai contratar.

Chame atenção pelo seu trabalho com textos curtos e diretos, as frases de efeito são uma ótima ferramenta para fazer seu visitante embarcar nas suas inspirações. Lembre-se hoje o site tem um papel de marketing e de captação de novos clientes, pense num conteúdo que faça ele se destacar.

bjkas

Kel