O que vou por no conteúdo do meu site?

Ultimamente muitas clientes tem tido dificuldade de definir o conteúdo fixo do site, isso é normal e vou dar aqui algumas dicas para facilitar este processo (que para algumas pessoas pode parecer estressante), mas é fundamental para se fazer um site “funcional”.

É bom entender que o site não é só um lugar de referência onde vai por algumas fotos, o site é muito mais do que isso. Ele tem a função de mostrar para os visitantes que tipo de trabalho você faz? Por que você faz? O que te inspira fazer?

Mas pra que as pessoas que visitam seu site precisam saber dessas coisas? Pense bem!  Quantas pessoas trabalham na mesma coisa que você e também tem um site? O que faz do seu trabalho diferente? Por que eu devo fazer com você e não com outra pessoa? Consegue entender o objetivo do conteúdo agora?

 

O site consiste de algumas páginas fixas, vamos entender as funções de algumas:

  • Página Inicial – É a página principal, ela precisa ser bem objetiva e se tiver o slide é importante que tenha as melhores fotos do seu trabalho. As fotos precisam falar o porque o seu trabalho é diferente dos outros, ou seja, precisa ficar bem claro pelas fotos qual seu estilo de trabalho. Essa será a primeira impressão que o visitante terá do seu trabalho.
  • Sobre mim – Essa página é muito importante também, se a pessoa foi lá é porque ela gostou do seu trabalho (do slide)  e quer saber quem é a profissional por trás. Não precisa por um texto enorme (ninguém tem tempo para ler), escreva o porque faz o trabalho e qual o seu objetivo.
  • Blog – Cada pessoa precisa definir se vai ter um blog no site. Hoje o blog não precisa ter data, mas é bom ter um conteúdo informativo e diferenciado, é uma ótima ferramenta para atrair público diversificado.
  • Portfólio – Não necessariamente você deve colocar todos os seus trabalhos, pode colocar os mais diferenciados e os que mais destacam seu estilo.
  • Informações – Muitos sites precisam de um espaço para explicar dúvidas frequentes que será muito mais prático colocar num lugar fixo do que explicar para cada pessoa individualmente. Essa página precisa ser bem elaborada para que o conteúdo não fique confuso as informações precisam ser expressas de forma clara e objetiva.
  • Contato – Se seu visitante chegou a está página é porque ele realmente se interessou no seu trabalho e pensa em pedir um orçamento. Faça um pequeno texto de agradecimento com suas informações de contato, é bom ter um um formulário de contato, isso vai facilitar o seu trabalho na hora de responder.

Resumindo quando for fazer o seu site é importante pensar num conteúdo, porque sem o conteúdo o site fica sem corpo e será mais uma página na web que as pessoas ficam menos de um minuto. É fundamental pensar no seu público alvo e na faixa etária das pessoas, sabe que quanto “mais experiente” a pessoa é mais ela vai querer saber sobre o profissional que vai contratar.

Chame atenção pelo seu trabalho com textos curtos e diretos, as frases de efeito são uma ótima ferramenta para fazer seu visitante embarcar nas suas inspirações. Lembre-se hoje o site tem um papel de marketing e de captação de novos clientes, pense num conteúdo que faça ele se destacar.

bjkas

Kel

Eles voltaram – Cartão de Visitas

Todo mundo sabe a importância do cartão de visita, ele é a assinatura impressa do seu site e do seu empreendimento.

Tem bastante tempo que tirei este serviço das opções de orçamento da Kel designs por falta de tempo de fazer os cartões avulsos, ou seja, só estava fazendo cartões dentro do projetos de Identidade Visual.

Porém recebo muitos pedidos de pessoas interessadas em ter seus cartões de visitas dentro do estilo Kel designs, foi por isso que decidi recolocar este serviço disponível aos interessados em fazer um novo cartão ou fazer um re-design do seu cartão (como a troca de informações).

Este serviço inclui a entrega da arte do cartão nos arquivos de impressão (PDF, JPEG, PNG, AI e EPS).

 

Veja alguns cartões que fizemos por aqui:

Muitas pessoas não entendem a finalidade dos plugins no site… Basicamente eles são ferramentas que vão incrementar o seu site e deixar ele mais funcional.

Alguns plugins exigem conhecimento para instalação e configuração, hoje vou dar a dica de 4 plugins que acho indispensável e você mesma pode colocar no seu site caso ainda não tenha.

1) Quer manter o seu site sem aqueles comentários indesejados (spam)? Então o plugin que você precisa ativar é o Akismet, que já vem por padrão na instalação do WordPress, mas para funcionar é necessário ativar a chave de segurança. Para isso entre para adquirir a chave de segurança e escolha a opção “free”.

2) Seu site está pesado e você quer manter o cache limpo? O meu plugin preferido para fazer este tipo de limpeza é o Cache Enabler. Ideal pra você que edita muitas vezes suas postagens, isso vai gerar um cache enorme podendo ocasionar na lentidão das novas edições. Então é só clicar em Clear Cache na barra do menu de administração e pronto, tudo limpinho…

3) Cansado das pessoas copiarem o conteúdo do seu site? Então o plugin ideal é o Content Copy Protection, super poderoso é só ativar que todo o conteúdo do seu site fica protegido bloqueando o botão direito de copia.

4) Agora o plugin que acho que todos deveriam ter no seu site, sim é ele o Slim Stat Analytics. O que ele faz? Ele monitora todo o movimento no seu site, sim todo… Quem visita, quais são as palavras na busca que levam as pessoas ao seu site, quais postagens tem mais aceitação do seus leitores, quais páginas mais visitadas e claro tem um contador com gráfico dos visitantes super completo e vai ajudar você a planejar um conteúdo que realmente interesse seu público alvo.

Já tem esses plugins no seu site? Garanto que se foi eu quem fiz o seu site provavelmente coloquei um deles ou todos 🙂

bjkas

Kel

 

Usar o blog para fazer Marketing, isso é possível?

O Blog pode não parecer mais é uma ferramenta eficaz para gerar um conteúdo consistente. Vamos fazer um teste, abra uma nova aba e na busca do Google digite por favor: Kel Designs, os 3 primeiros links que o senhor Google vai te sugerir são do meu site, o segundo é do meu blog… Só na quarta posição iremos encontrar minha página do Facebook.

Você pode até pensar que pode captar um bom número de clientes pelo Facebook e pelo Instagram, e não vou duvidar é possível realmente, porém dependendo do seu empreendimento o blog vai te abrir oportunidades de captar a atenção de pessoas que não estão dentro da sua zona de conforto. Quem teria este poder? Sim ele mesmo, o Google!

Existem várias dicas de captar atenção do Google, pode ser usando palavras chaves nas tags, categorias, e também acreditem… Pelo conteúdo.

Não pensem que precisam escrever muitas coisas, ninguém tem tempo de ler um artigo enorme. Mas pense, porque eu contrataria você e não um outro profissional? Como a sua forma de trabalhar se difere dos outros profissionais na sua área? O que te atrai quando você vai num site ou blog?

Fazer um bom planejamento do conteúdo vai garantir que você apesar de oferecer um serviço que outras pessoas também oferecem, se destaque. Seja breve não fique de blá!blá!blá! Fale do seu trabalho, do seu produto, das utilidades… E o mais importante, interaja com seus leitores, é muito bom para eles saberem que você tem interesse neles e não somente nos números de visitas e curtidas.

Lembre-se hoje existem profissionais que oferecem o serviço de criação de conteúdo, se não tem tempo terceirize este trabalho e contrate um profissional qualificado. Aproveite ao máximo os recursos que tem em mãos, imagine lá na frente ter tempo de sobra por falta de trabalho 😉